JORNAL TERESINA NEWS
loading...

domingo, 26 de junho de 2016

Campanha antidrogas tem caminhada e audiência na Câmara de Teresina
POR WALDIR JUNIOR DE SALVADOR/BA
FONTE: G1 PI


Aconteceu neste domingo (26), a 7º Caminhada da Fazenda da Paz, em favor da vida e contra as drogas. Com o tema “Amar é o caminho da paz” uma multidão percorreu a Avenida Frei Serafim até a Câmara dos Vereadores, onde foi realizada uma audiência pública para discutir os problemas das drogas e como leis podem ajudar na prevenção e no combate ao uso de entorpecentes.

O coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, ressaltou que a violência tem sido relacionada com a utilização de drogas e que é preciso união para construção de uma sociedade melhor e pacífica. “É preciso espalhar amor. A caminhada é uma forma de chamar a atenção da nossa sociedade para que juntos possamos construir um futuro melhor para os nossos jovens, longe das drogas”, declarou Célio Barbosa.

Multidão participam de caminhada contra as drogas em Teresina (Foto: Marcelo Cardoso/CCOM)

A Fazenda da Paz atua na prevenção, tratamento e reinserção social de farmacodependêntes e alcoólatras. Durante seus 22 anos de existência, a instituição já atendeu mais de 13 mil dependentes químicos e suas famílias, comemorando também a reinserção no mercado de trabalho de 42% das pessoas que passaram pelo tratamento.

Já o governador Wellington Dias destacou que ações que estão sendo desenvolvidas pelo estado com objetivo de combater o uso de entorpecentes. Além disso, Dias frisou a particpaçao do governo em projetos que visem a prevenção, o tratamento e a reinserção social dos dependentes químicos.

“Por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) estamos garantindo que neste momento 500 pessoas estejam sendo tratadas e que possam voltar ao convívio da sociedade e de suas famílias. Estamos buscando ainda avançar junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para que, além das penas próprias do crime cometido, estas pessoas possam receber o tratamento como pena alternativa”, explicou.

Amauri dos Santos é um dos atendidos pela Fazenda da Paz e revelou que desde que conheceu a instituição sua vida mudou e que está recuperando a sua dignidade. “Pelo uso de drogas perdi tudo, até meu nome, passaram a me chamar de “drogado”, “noiado” e o Amauri ninguém mais reconhecia, nem eu. Cheguei a roubar até a minha família, e hoje venho aprendendo a cada dia como me livrar das drogas e ser um pessoa melhor. Estou feliz e vivendo cada dia", declarou emocionado.

O Coordenador da Cendrogas,  Sâmio Falcão, disse que a Caminhada da Fazenda da Paz integra a Semana Estadual de Políticas Sobre Drogas e que acontecerão diversas palestras, seminários e exposições até o dia 30 de junho para chamar a atenção da sociedade para o fortalecimento dessas políticas.

Evento promovido pela Fazenda da Paz contra
drogas  (Foto: Marcelo Cardoso/CCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário