JORNAL TERESINA NEWS
loading...

domingo, 11 de junho de 2017

Milhares tomam avenidas de Teresina para celebrar a paz e a solidariedade


Milhares de pessoas participaram, na manhã ensolarada deste domingo (11), da 22ª edição da Caminhada da Fraternidade, que é organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) e pela Arquidiocese de Teresina.
Como de costume, o evento teve início com uma missa, que foi celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, e por outros clérigos do estado.
Multidão de fiéis preencheu os dois lados da Ponte Juscelino Kubitschek (Fotos: Assis Fernandes / O DIA)
O arcebispo disse que a presença maciça de fiéis na caminhada é uma prova de que os piauienses são um povo solidário, que se preocupa com as pessoas que vivem momentos de aflição e de dor.
"Para nós, essa caminhada significa que nós estamos proclamando o valor da fraternidade acima de tudo aquilo que possa ser egoísmo, fechamento. E dizendo que, apesar de todos os sinais contrários, nós acreditamos que estender a mão ao outro, olhar o outro é, ainda, o que há de mais nobre no ser humano. E por isso apoiamos os que estão, diariamente, ao lado dos hansenianos, das pessoas com câncer e com HIV, ao lado dos idosos, de crianças e jovens em situação de risco. Então, participar desta caminhada é colaborar para manter essas obras e, sobretudo, manter em alta a bandeira da fraternidade", afirmou Dom Jacinto.
Fotos: Assis Fernandes / O DIA

O arcebispo disse, ainda, que o tema "Somos da Paz" foi escolhido por conta do atual momento de crise geopolítica por que passa o mundo, com o acirramento das tensões entre países que comprovadamente ou supostamente possuem armas nucleares, como os Estados Unidos, a Coréia do Norte e a Rússia.
Os caminheiros iniciaram o percurso de pouco mais de 5 km por volta das 9 horas, sob o entusiasmado comando do padre Tony Batista, vigário geral de Teresina, que é o idealizador da caminhada.
Este ano houve uma mudança no trajeto. Até a edição passada a caminhada incluía as avenidas Frei Serafim, Nossa Senhora de Fátima e Universitária. 
Desta vez os participantes seguiram pela Avenida Nossa Senhora até o cruzamento com a Avenida Dom Severino, onde dobraram à esquerda e caminharam até o estacionamento do complexo turístico da Ponte Estaiada (Ponte João Isidoro França).
O dinheiro arrecadado com a venda dos kits é destinado para os projetos filantrópicos atendidos pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) de Teresina, como o Lar da Fraternidade, que acolhe pessoas soropositivas, e o Lar de Misericórdia, voltado para dar assistência a pessoas humildes que estão com câncer ou com outras doenças graves.
Por: Cícero Portela e Karoll Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário