JORNAL TERESINA NEWS
loading...

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Brasil vai propor exclusão da Venezuela do Mercosul

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi

Um dia antes de receber os ministros das Relações Exteriores do Mercosul, o chanceler brasileiro Aloysio Nunes informou que o governo vai propor a suspensão da Venezuela do bloco sul-americano.
"É intolerável que nós tenhamos no continente sul-americano uma ditadura. Houve uma ruptura da ordem democrática na Venezuela.
E, por consequência, o Brasil vai propor que ela seja suspensa do Mercosul até que a democracia volte", escreveu em postagens em sua conta no Twitter.
Nunes ainda ressaltou que "um governo democrático não pode conviver, de braços cruzados, com uma ditadura ao nosso lado".
A fala do político brasileiro refere-se à instalação da Assembleia Constituinte na Venezuela, ocorrida nesta tarde, e que teve uma votação criticada pela maior parte das potências mundiais. A oposição acusa o pleito de ter sido fraudado.
Apesar do tom brasileiro, a proposta deve enfrentar resistência dentro do bloco, especialmente, do governo uruguaio. Apesar de Brasil e Argentina estarem alinhados na questão sobre a Venezuela, não há consenso dentro do grupo para uma suspensão - como foi visto recentemente na reunião entre os chefes de Estado do bloco em Mendoza no dia 21 de julho. Com informações da ANSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário